sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

HOMENAGEM AO MEU AVÔ!!!!

O milagre da vida???

Por vezes dou por mim a perguntar qual a origem do universo, qual a razão da nossa existência. Como é que Deus conseguiu criar um mundo tão perfeito? Planetas, atmosfera, ar, água, natureza, cidades, aldeias, rios, mares, pontes, estradas, portagens, electricidade, gás natural, chupa-chupas, trabalho, recibos verdes, etc...
É verdadeiramente fenomenal.
De onde viemos, onde estamos, para onde vamos?
O que acontecerá no momento em que o nosso coração descansar?
Partiremos para outra dimensão? Encontraremos aqueles que nos foram chegados? ou ficaremos reduzidos a pó e cinzas?
Entristece-me pensar que depois de viver num mundo tão perfeito e complexo ficarei encaixotada sem nenhuma funcionalidade.
A morte assusta-me! Não a minha, a dos outros. Por mim estar aqui ou descer um nível (para debaixo da terra) é igual (ok, depende dos dias). Algum dia terei de partir e a vida por vezes é tão difícil que nos acobardamos e perdemos a esperança e o amor próprio.
Há 3 anos perdi 2 pessoas chegadas. Os meus avôs partiram de uma hora para a outra. Nenhum deles estava "mal". Foram ao hospital fazer exames e em poucas horas deixaram-nos. O meu avô materno era um 2º pai para mim. Quando nasci vivia na casa deles enquanto a minha casa não estava pronta.
Sempre tive um sono difícil. Não dormia de noite. Então a família uniu-se e até ás 3h da manhã eu ficava com os meus pais e das 3h ás 8h era o meu avô que cuidava de mim. Durante toda a minha vida acompanhou-me. Nunca fomos de grande troca de carinhos, mas ambos sabíamos que gostavamos muito um do outro.
Ele nunca tirou férias. Sempre foi um homem de trabalho. As suas férias eram os passeios que dava com a minha avó ao domingo. Conheceram o país inteiro. Geralmente almoçavam, davam uma volta e regressavam.
Fiz o ensino superior noutra cidade. Vinha a casa ao fim de semana. Apartir dessa data as suas férias passaram a ser sempre no mesmo sítio. Aveiro. Eram eles que me levavam. Saíamos por volta das 10:30h/11h. Passeavamos, almoçavamos no nosso cantinho especial. Lanchavamos na praia e depois iam-me levar a casa.
Quando casei deu-me uma boa prenda. Quando abri o envelope fiquei parva. O esforço que deve ter feito para me poder dar uma bela ajuda. Se vissem o brilho que ele tinha nos olhos...
Nunca foi um homem de grandes extravagâncias, no entanto nunca lhe faltou nada. Tinha tudo o que precisava e do bom.
Um certo dia foi ao médico e foi-lhe detectado um problema cardíaco. Ele nunca se queixou. Nunca sentiu nada. No entanto, de uma hora para a outra começou a ficar amarelo. Levamo-lo ao hospital. Entrou e poucos dias depois morreu. Eu e a minha avó fomos visitá-lo como faziamos todos os dias. Conversavamos até que pediu para fazer xixi. Saí para que ficasse à vontade. Uns segundos depois ouço muito barulho no quarto. Entro e vejo-o morto. Os médicos entraram a correr. Levaram as máquinas, mas nada conseguiram fazer.
Foi um dos piores dias de toda a minha vida. Tinha tido um ataque cardíaco e eu quase que presenciava.
Tenho muitas saudades dele. Foi uma perda enorme.
Avô onde quer que estejas: Penso sempre em ti e estás sempre presente nas minhas preces.
Sei que és o meu anjo da guarda e que me tens protegido como ninguém!!! Se não fosse a ajuda que me dás dái não sei onde estaria. FAZES MUITA FALTA!!!
Nunca, nunca te esquecerei!

Só não percebo porque é que temos todos de ter um fim... Era tão bom podermos ficar todos juntos...


ps- não consigo escrever mais nada. As lágrimas correm pela minha face...

8 comentários:

Paulo Costa disse...

Obrigado pela visita. Espero "receber-te" mais vezes no meu cantinho virtual.
Abraço fraterno!

Thor and Jack disse...

Obrigado pela visita ao meu blog e comentário!
Será sempre bem vinda!
Bom ano!

Thor

LadyBird disse...

Olá suspiro,

Obrigada pela visita...
Espero que no meio da tormenta, encontres o farol que sempre nos indica o caminho.
Força e ânimo!!!

Anónimo disse...

Quem deu um suspiro agora, fui eu. Força!

Maria Cristina Amorim disse...

fizeste-me lembrar o meu proprio avô, de quem eu gostava muuuuito.
Tambem eu estou a molhar o teclado. Mas temos de viver o que nos resta desta vida terrena com alegria e optimismo, porque eu acredito que um dia havemos de voltar a abraçar os que já fizeram essa viagem. Temos de acreditar em alguma coisa, não é?
volta ao meu canto sempre que quiseres, que serás bem vinda.
Beijos.

Andressa Pereira disse...

Creio que a morte é o fim para o ser humano, mas o início para Deus...
Mas dói, entretanto um dia entenderemos...

(F)

Andreia disse...

Olá. Chamo-me Andreia, tenho 15anos, ontem sepultei o meu avô Francisco Marques Figueiredo,nasceu a 17 de Janeiro de 1932, faleceu no dia 29 de Janeiro de 2010, tinha 78anos, era viúvo há 18anos. Um grande homem, honesto e trabalhador, também não tinha doenças que se diziam graves, apenas sofria de reumatismo e tinha diabetes. Era residente em S.Pedro de Alva, um homem muito solidário, dava-se bem com toda a gente, de tão honesto ser, chegava a ser usado e gozado por muita gente que decerteza se riu da sua morte, mas que nem sequer lhe chegam aos calcanhares. Pelo facto do seu falecimento, hoje não fui às aulas e estava agora aqui na net e lembrei-me de visitar algo relacionado com perda de um avô, aí que entrei neste blog, li e reli, lágrimas chorei pela saudade que sinto deste meu avô, da sua esposa PIEDADE DOS SANTOS que nem sequer cheguei a conhecer e do meu avô paterno JOSÉ CORREIA, um senhor! Tudo pessoas solidárias e simples não faziam mal a ninguém, incapazes de o fazer mesmo ao maior inimigo. Apenas deixo este comentário, para dizer a quem ainda tiver avós, que os acarinhe, que lhes dêm todo o amor que tiverem para oferecer, aproveitem enquanto eles são vivos e partilham esta vida connosco, porque depois de mortos, apenas os vemos por breves instantes dentro de 4tábuas enquanto não forem sepultados, a partir daí restam as lembranças e a saudade eterna.
Avós estejam onde estiverem quero dizer-vos que VOS AMO MUITO e por vós sentirei sempre SAUDADE ETERNA. Relembrarei cada passo que demos juntos, cada palavra dita e cada gargalhada que davamos juntos. AMO-OS SEMPRE. SEMPRE NO MEU CORAÇÃO!!!

MEUS ANJINHOS DA GUARDA...

Beatriz Silveira disse...

Ola,tambem perdi minha avo dia 12/01/20122 estou triste hj e a missa bom força....vou pegar para colocar no meu blog amiga mais tambem vou te segir e falar q foi vc que colocou beijin